quinta-feira, setembro 14, 2006

Diário d'um louco (Parte I)

Uma das mais interessantes capacidades do homem está na possibilidade deste evoluir em conjunto de forma faseada. Dividir para conquistar é desde há muito a técnica base, o pilar, o vector principal de suporte à evolução. A capacidade de desenvolver ideias e de as abstrair em conceitos comunicáveis e compreensíveis permite ao homem partir para aquilo a que muitos abreviam de: cultura, valores, sociedade. A cultura é então um misto de diversos valores construídos pelas civilizações. A politica, a religião, os costumes, a tecnologia, a ciência, a legislação, a economia, os organismos que lidam com a economia e que ao mesmo tempo satisfazem as necessidades da sociedade, a arte, o espectáculo, as pessoas com diferentes papeis, a literatura e as escrituras ancestrais, a linguagem corporal e a linguística em geral, os códigos sociais e éticos...
Existe tanto numa sociedade evoluída. Acordei para a vida e pensei: quero fazer parte desta sociedade. Quero construir algo de útil e poder desfrutar de toda esta cultura que pertence a todos.

8 comentários:

Ovelha disse...

aviso já: o louco sou eu... like a "fool on the hill" lol

Ovelha disse...

"Os cravas de Tabaco são um dos cancros da sociedade"


Nuno Nabais

Ovelha disse...

"Uma coisa é uma coisa... Uma outra coisa é uma outra coisa!"

Nuno Nabais

Luís Marques disse...

Fodasse! Esqueci-me de jogar no EuroMilhões outra vez...
Que cabeça...

Ovelha disse...

A sociedade por si só é um conceito complexo. Os aspectos negativos estão inerentes a qualquer substância complexa. E os aspectos positivos?
A bola de Berlim é uma invenção da sociedade... essa mesmo que produz guerras, desigualdades, injustiças, etc... mas é ela que nos permite expressar o nosso potencial criativo.. é ela que nos permite construir em conjunto um mundo melhor. É ela que nos dá a oportunidade de vivermos como seres humanos.
Ok.. não falemos de humanidade.. é complexo. Mas poderemos falar de arte... de movimentos culturas (como o renascimento por exemplo).. poderemos falar de qualquer assunto que tenha a ver com qualquer tema que se insere num cantinho qualquer da sociedade... é ela onde nós todos vivemos. Teremos de saber aprender com ela e valoriza-la dia após dia. Os aspectos negativos são evidentes... no entanto esqueces.te do resto.

O preconceito é um assunto interessante.. mas toda a gente os tem. E podem ser bons em certos aspectos. Um preconceito é um conceito criado por nós à priori de qualquer experiência que nos permita julga-la de forma racional. Estes preconceitos podem ter origens sociais, culturais, experiência própria do indivíduo, gostos ou outros motivos com variáveis mais ou menos aleatórias. Serão sempre negativos? o julgamento pode sair certo mesmo sem haver um motivo para a sua formulação. Ok.. já estamos a entrar num campo filosófico acerca da sociedade...

QQ dia havemos de discutir acerca de modelos politico "ideais" para uma sociedade... aí sim será interessante recolher ideias.

Luís Marques disse...

Eu gosto de bolas de berlim... são boas! Isso é um aspecto positivo!
No entanto, normalmente dão-me azia... isso deve ser o aspecto negativo...
Mas mesmo assim são boas!

Ovelha disse...

"fuma fode"

Ilustre Desconhecido

Ovelha disse...

"A madeira é o brasil de portugal"

Nuno Nabais